sexta-feira, 1 de junho de 2012

‘Não sei quem votou em mim’, diz manicure eleita com apenas um voto.


Sirlei Brisida deve assumir o cargo de vereadora de Medianeira, no Paraná.
Sete outros suplentes mudaram de partido e não puderam ser chamados.


A manicure Sirlei Brisida não imaginava passar pela experiência de ser a mais nova vereadora de Medianeira, a 50 km de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Ela recebeu apenas um voto nas eleições de 2008. Separada e com dois filhos, ela garante que ninguém da família votou nela. "Não sei quem votou em mim, só sei que o voto não foi meu", brinca. "O dia que me avisaram que eu assumiria o cargo eu não vou esquecer tão fácil. Não sabia se corria, se gritava. Foi uma surpresa muito grande, mas fiquei feliz", contou em entrevista ao G1 nesta sexta-feira (1º).
Sirlei é filiada ao PPS e é suplente do vereador Edir Josmar Moreira (PSDB), conhecido na cidade como Nenê. Ele teve o mandato cassado por infidelidade partidária, pois foi eleito pelo PPS e decidiu mudar de partido. Ivonei José Paludo (430 Votos), Abrão de Freitas (357 Votos), Ildo Conrath (341 Votos), Douglas de Almeida (270 Votos), Kleber Gonçalves (180 Votos), Jurema Ferreira França (155 Votos), João Wilmar Hitlesheinn (90 Votos) também mudaram de partido e perderam a chance de assumir.

Brisida filiou-se ao PPS em 2008. A pedido de um vizinho, que na época era presidente do partido, decidiu se candidatar como vereadora do município. “Eu sempre gostei de política. Desde 1996 eu já fazia campanhas, participava de comícios. Gostava de estar envolvida”. Contudo, devido a um problema de saúde, resolveu não fazer campanha, pois achava que não iria se eleger. “Me candidatei, mas nunca procurei saber de nada”. Como vereadora ela vai receber um salário bruto de R$ 3.700 com os benefícios. A renda mensal atual não passa de um salário mínimo.

A notificação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) chegou à Câmara de Vereadores de Medianeira na segunda-feira (28). De acordo com o presidente da Câmara, vereador Jean Bogoni, a Justiça deu prazo de dez dias para fazer a convocação. “Eu vou convocá-la na terça-feira (05), no máximo”, garantiu o vereador. Depois disso, Brisida tem cinco dias para levar toda a documentação exigida. Se aprovado, deve tomar posse na segunda-feira (11).

Prioridades
 A mais nova vereadora de Medianeira, com 41.830 mil habitantes, disse que vai assumir ao novo cargo. Pretende dar prioridade à saúde e à educação. “Vou tentar fazer o melhor por Medianeira. É uma oportunidade que veio né? Vou abrir mão da minha profissão de manicure, que gosto tanto, mas será por pouco tempo”, argumenta.

Brisida contou que ainda não sabe se pretende se candidatar para as eleições deste ano. “Foi tudo rápido. Não esperava que fosse dar toda essa repercussão. Ainda estou confusa e não sei se quero continuar no ano que vem como vereadora”, explica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário