quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Conferência Nacional da Saúde

Estivemos em Brasília, como delegados da 16ª Conferência Nacional de Saúde, o evento é grandioso, estávamos em, mais ou menos, umas cinco mil pessoas.

Imaginem, num evento tão grande assim, tudo é grandioso, inclusive os problemas. Aqui estão acontecendo muitas manifestações contra a situação atual por que estamos passando, manifestações políticas, nessas eu não entro, porque não é essa a nossa finalidade aqui, o nosso propósito é representar o estado de São Paulo, na busca de estratégias para nortear o governo (o Ministério da Saúde) na aplicação de políticas públicas voltadas à saúde, voltadas ao SUS.
Portanto estamos aqui com este propósito enfim, o nosso propósito é auxiliar, da melhor maneira possível, na busca de estratégias para que o governo, no próximo quadriênio, possa aplicar no SUS, em busca de uma saúde universal, ou seja, saúde para todos, ja que este é o propósito do SUS, é para isso que o SUS foi concedido.
Aliás, o SUS é tido como o maior programa de saúde pública do mundo.
Tem lá os seus problemas. Falta muita verba para se conseguir oferecer saúde de boa qualidade para todos.
Mas a busca é essa, que se consiga cada vez mais dinheiro para aplicação no sistema.
Para mudar esta situação de calamidade na saúde em geral no Brasil é que estamos aqui. Vamos enfim continuar representando São Paulo da melhor forma possível.
Nós, pessoas com deficiência, estamos hospedados no hotel IBIS, muito longe do local do evento, porque é o melhor hotel no quesito de acessibilidade. Então realmente aqui, no hotel IBIS, é muito bom mesmo, muito acessível. Não estamos só nós, tem outras delegações. Vi aqui delegação do Rio Grande do Sul e do Espírito Santo, delegações completas.
Aqui nos encontramos pessoas de todos os estados do Brasil, é uma festa cívica, tirando os problemas, que aliás são muitos.
Pois é, tirando os problemas de lado, o que sobra é uma grande festa cívica. Viva o SUS.
Vcs a 16° Convenção Nacional de Saúde.
E pra finalizar, durante o intervalo de almoço das atividades de segunda feira, aproveitei para ir ao gabinete da Senadora Mara Gabrilli que já tinha combinado previamente com sua assessoria. Porém, a senadora ainda não tinha chegado e eu não pode esperar até a tarde. Mesmo assim o seu assessor José Wilson nos recebeu muito bem, Maria Angélica e eu. Protocolei dois ofícios, no qual em um deles solicitei um recurso de 300 mil pra a construção de uma praça inclusiva contendo playground inclusivo e equipamentos de ginástica ao ar livre e também equipamentos de ginástica acessíveis; e um outro ofício solicitando uma ambulância UTI.

Saí do gabinete com um compromisso firmado. Além do que solicitamos, o José Wilson se comprometeu a nos mandar mais dois recursos, sendo:
Um de 300 mil reais para custeio na Educação e 300 mil de custeio para a Saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário