quarta-feira, 20 de junho de 2012

Governador assina decreto para criar parque ecológico em Capão Bonito SP


Parque, no município de Capão Bonito, terá mais de 20 mil hectares de matas nativas.
Governador assina decreto para criar parque ecológico em SP

O governador Geraldo Alckmin assinou nessa terça, 19, durante a Rio+20, um decreto para a criação do Parque Estadual Nascentes do Paranapanema (PENAP), no município de Capão Bonito, região sudoeste do Estado. "Esse parque, com mais de 22 mil hectares, é uma grande conquista para o meio ambiente", disse.

A proposta visa proteger as mil nascentes que compõem as cabeceiras do Rio Paranapanema, um dos principais rios do Estado em termos de abastecimento de água e geração de energia. Outro objetivo é aumentar a proteção a espécies ameaçadas de extinção, como o cachorro do mato vinagre, a onça-pintada, o mono-carvoeiro, o bagre-cego e o veado bororo - a espécie de cervídeo mais ameaçada do Brasil.













Além da preservação da vegetação nativa e das nascentes do rio, a criação do Parque Estadual desenvolverá o turismo ecológico e cultural na região, valorizando as comunidades locais e gerando alternativas sustentáveis de emprego e renda. Com a implantação do Parque, aumenta o repasse de recursos de ICMS Ecológico para os municípios envolvidos, contribuindo assim para o desenvolvimento sócio-econômico.

O governador ainda comparou o Estado de São Paulo da época da Eco 92, conferência internacional sobre meio ambiente que também aconteceu no Rio de Janeiro, com o cenário atual. "A cobertura vegetal, há 20 anos, era de 13,5%, e hoje nós temos 17,5% de cobertura vegetal. Nossa meta para 2020 é de 20% de cobertura vegetal. 2,5% a mais significam 400 milhões de árvores que vamos plantar no Estado de São Paulo."
Fonte: SP Notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário