quarta-feira, 10 de agosto de 2011

PARA QUE SERVE UM VEREADOR?

Um texto que achei interessante compartilhar! 

HÁ MUITO QUE ESTA QUESTÃO POLEMICA VEM SENDO ALVO DE ESPECULAÇÃO NOS BARES, NOS SALÕES, NO TRABALHO, NAS PRAIAS, ONDE QUER QUE HAJA AGLOMERAÇÃO DE PESSOAS. SIM, PARA QUE SERVEM ESSES NOBRES EDIS QUE TÃO CARO CUSTAM AO CONTRIBUINTE E NÃO VALEM QUANTO PESAM?ATÉ MEADOS DE 1960 NÃO ERAM REMUNERADOS, PORTANTO O PREJUIZO PARA O BOLSO DO CONTRIBUINTE ERA MENOR. HOJE, CUSTA UMA FÁBULA! PARA FAZER O QUÊ? EM PRINCIPIO DEVERIAM FISCALIZAR E JULGAR O PREFEITO; MAS, ISSO, QUALQUER CIDADÃO BRASILEIRO PODERIA FAZER, A CUSTO ZERO; SE ESSA FUNÇÃO FOSSE DOS APOSENTADOS, NEM OS CUSTOS DA PASSAGEM DE ÔNIBUS TERIAM. O VEREADOR DEVE CUIDAR DOS ASSUNTOS DE INTERESSE LOCAL; DEVERIA PROCURAR SABER COMO ANDA A SAÚDE, VISITAR OS POSTOS MUNICIPAIS, QUE AQUI, NA BAHIA, MUITAS VEZES FALTA ESPARADRAPO E ETER. SERIA DIFERENTE SE OS EDIS E SUAS FAMILIAS FOSSEM OBRIGADOS A SE DIRIGIR AOS CENTROS DE SAÚDE DA PREFEITURA, NUM CASO DE NECESSIDADE. PORQUE EU NUNCA OS VI LÁ FISCALIZANDO NADA; SE O AMIGO JÁ VIU, VÁ EM FRENTE; TERÁ CHANCE DE SER O PRIMEIRO A AVISTAR UM ET. 

E AS OBRAS PÚBLICAS, HEIN?VOCÊ JÁ VIU UM VEREADOR VISITAR AS OBRAS DO METRÔ, POR EXEMPLO! SE ESTIVESSEM LÁ, AS OBRAS DO DE SÃO PAULO NÃO TERIAM DESABADO MATANDO INOCENTES. VEREADOR, INFELIZMENTE, NÃO MORREU NENHUM. A LICITAÇÃO DE OBRAS É FEITA POR ESSES ILUSTRES POLITICOS. QUE MARAVILHA O ENTENDIMENTO DELES COM AS EMPREITEIRAS! JÁ VIU NÉ? O CULHÃO DE DINHEIRO EM FORMA DE PROPINAS QUE ELES RECEBEM. 

E AS ESCOLAS DO MUNICIPIO? ALGUM VEREADOR JÁ FOI LÁ? PROVOU A MERENDA ESCOLAR? PORQUE NÃO APARECER, CONVERSAR COM OS ESTUDANTES, OUVIR OS PROFESSORES, DANDO UMA LIÇÃO DE CIDADANIA? SERÁ QUE NÃO ARRANJAM TEMPO PARA ISSO EM 4 ANOS DE MANDATO? ESTARÃO TODO ESSE TEMPO OCUPADOS COM A VOTAÇÃO DA LEI ORGANICA DO MUNICIPIO? 

A VEREANÇA FOI CRIADA NOS TEMPOS DO IMPERIO PORTUGUÊS, PARA QUE OS VEREADORES FOSSEM UM ELO (UMA LIGAÇÃO) ENTRE O MUNICIPIO E O PODER CENTRAL. SÃO CONTEMPORANEOS DOS PILOUROS, MARCOS COM AS ARMAS DA COROA PORTUGUESA QUE EXISTIA NAS VILAS; TAMBÉM PODIAM APLICAR A JUSTIÇA, DAÍ O NOME PELOURINHO. OS EDIS DA ÉPOCA ERAM ESCOLHIDOS ENTRE OS CIDADÃOS DOUTOS E ABASTADOS E A REUNIÃO PARA VOTAÇÃO DOS ASSUNTOS DE INTERESSE DA COMUNIDADE, PODIA SER MENSAL OU SEMANAL; OS VOTOS ERAM COLOCADOS EM SACOS CHAMADOS PELOUROS E DEPOIS CONTADOS. 

A PALAVRA VEREADOR VEM DO LATIM VEREA (ADMINISTRADOR), POIS CABIA A ELES AJUDAR O PREFEITO NA ADMINISTRAÇÃO DAS VILAS, VERIFICANDO TUDO E CONSERTANDO ERROS. 

UM EX-PREFEITO DE SALVADOR, ACM, O TONINHO MALVADEZA, DIZIA QUE VEREADOR SÓ SERVIA PARA DAR NOME DE RUA E, ELE PROPRIO, JÁ DEU NA CARA DE ALGUNS, QUANDO SE SENTIU TRAIDO. 

PARABÉNS AOS MANSOS DE CORAÇÃO QUE VOTARAM HOJE PARA VEREADOR; MELHORARAM A DISTRIBUIÇÃO DE RENDA, POIS, AMANHÃ, ESSAS PESSOAS PASSARÃO AFAZER: PARTE DA ELITE PRIVILEGIADA. MANDARINS DE PROFISSÃO! PENSE NISTO, AMANHÃ, QUANDO TOMAR UMA CONDUÇÃO LOTADA, SUA RUA ESTIVER MAIS ESBURACADA QUE QUEIJO SUIÇO, O LIXO TOMAR CONTA DA CIDADE E SEU EMPREGUINHO DE SALARIO MÍNIMO FOR PRÓ BREJO. VOCÊ É UM BENEMERITO, IRMÃO. A CÂMARA SENSIBILIZADA AGRADECE. 
Créditos: